Programa de Apoio à Escolarização


Com o objetivo de apoiar a escolarização, este programa oferece um atendimento integrado, para alunos que apresentam impasses escolares, sua família e a escola simultaneamente. Antes de ingressarem no programa, a criança e seus familiares passam por uma triagem: procedimento de avaliação que define como a criança será atendida.

As atividades propostas para as crianças e adolescentes são realizadas prioritariamente em grupo e enfocam a relação da criança com a sua produção, as etapas necessárias para que esta se realize (idealização, execução e finalização) e a importância da possibilidade das escolhas. As atividades oferecidas são estratégias para se atingir a relação do aluno com os objetos de conhecimento, e levam em consideração sua singularidade e o seu contexto sócio-histórico. Essas atividades são estruturadas em oficinas, que atualmente se dividem em: Oficina de Linguagem, Grupo de Escrita, Ateliê de Artes, Grupo de Pesquisa e Oficina de Cultura. Além disso, caso seja necessário, também são realizados atendimentos e avaliações individuais fonoaudiológicos e/ou psicológicos.

Para os pais ou responsáveis são oferecidos atendimentos também prioritariamente em grupo. Este trabalho propicia a reflexão e a discussão acerca de temas relativos à escolarização e à vida familiar. Ele leva à mobilização e à implicação dos pais no tratamento de seus filhos, oferecendo condições para que estes possam se reposicionar frente à problemática dos filhos e à escola, re-significando, inclusive, a sua própria história escolar.

Cada caso tem um profissional de referência que realiza atendimentos individuais quando necessário e faz a interlocução com a escola, propiciando a discussão e reflexão com o corpo docente acerca de seus alunos e seus impasses. Esse contato tem o objetivo de encontrar outras possibilidades para os obstáculos que surgem da prática pedagógica.